Pensa Nisso !!

“Não podemos fazer muito sobre a extensão de nossas vidas, mas podemos fazer muito sobre a largura e a profundidade delas.”

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Sexo Na Vida Dos Adolescentes

"A adolescência chega e muitas vezes com ela as primeiras experiências sexuais. Nem todo mundo sabe, mas o despertar da sexualidade nada tem a ver com a genitalidade, normalmente acentuada nesta fase da vida. Quando o ser humano
nasce, já começa a desenvolver sua própria sexualidade. Entretanto, em uma sociedade que erotizou o sexo, incentivando sua prática a qualquer custo, as pessoas perderam o referencial. Muitas acreditam que os únicos riscos do sexo são físicos, como uma gravidez indesejada ou a contaminação pelo vírus HIV. Os especialistas, no entanto, alertam que viver plenamente as experiências sexuais pode trazer outros problemas: traumas que, sem tratamento adequado, serão carregados por toda vida".




A Adolescência, período de vida compreendido entre 10 e 20 anos, é uma fase bastante conturbada. Ocorrem transformações físicas e emocionais importantes, preparando a criança para assumir um novo papel perante a família e a sociedade. A criança desenvolve-se, amadurece e fica apta para usufruir sua sexualidade, firmando sua identidade sexual e buscando um par, já com a possibilidade de gerar filhos.


A fase onde há modificações no corpo chama-se de Puberdade. Ocorre a primeira menstruação nas meninas (menarca), as poluções masculinas (ejaculações espontâneas sem coito), o crescimento de pêlos no corpo, a mudança de voz nos rapazes, o amadurecimento da genitália, com aumento do tamanho do pênis e dos seios, entre outros.


A perda da virgindade ainda é um marco importante para os jovens. É um rito de iniciação sexual, que pode ser vivenciado com orgulho ou com culpa excessiva, de acordo com a educação e tradição da família. Inicialmente, os jovens buscam apenas envolvimento sexual, testando suas novas capacidades e reações frente a sensações antes desconhecidas. É a redescoberta do corpo. Só depois procuram o envolvimento afetivo complementar passando a conviver não apenas em bandos, mas também aos pares.


É a partir da adolescência que o jovem começa a se preocupar com os riscos trazidos pela Aids. A desinformação costuma reforçar os preconceitos. Segundo o Grupo pela Vida, do Rio de Janeiro, algumas situações vividas entre duas pessoas não trazem ameaça de contaminação pelo vírus HIV. Trocar beijos e carícias; apertar as mãos; ter contato com suor, lágrima e saliva; usar os mesmos pratos, talheres, copos, vasos sanitários ou assentos; não significam riscos. "A preocupação é justificável, mas nos esquecemos que a convivência com um soropositivo pode ser saudável, sem que nos tornemos preconceituosos", alerta o médico.




Como as pessoas desconhecem este verdadeiro sentido da virgindade, torna-se antiquado ser virgem. Atualmente, muitos adolescentes preferem dizer diante da turma que já tiveram a primeira relação sexual, para não ser massacrados diante de comentários e piadas dos colegas.







12 comentários:

  1. Esse negocio de virgindade é muito importante, mesmo que a pessoa nao acredite em Deus ou segue Ele, é bom a pessoa perder a sua virgindade com alguem que acredita que ama e que vai viver pra sempre com ela.. Mas Deus ordena que o sexo seja feito depois do casamento, por que vc se guarda pra uma pessoa e tals.. Mas é importante as pessoas saberem que nao tem que fazer com qualquer uma em qualquer lugar... E tem que se preservar tbm, sepa pega uma doença ai né?!

    PS: Sou Virgem e vou perder só depois do Casamento.. Uhhuuuuuuu!! kkk

    ResponderExcluir
  2. Bom,pra mim o importante é nao pegar doenças e/ou arranjar filhos antes do tempo...Fora isso,antes ou depois do casamento aí é decisão da pessoa...Mas nao foi a minha :D.....Mas nem por isso dou moral pra qualquer uma (ou as sequer ELAS me dão moral XD)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esse lance de virgindade realmente é muito serio. Mas isso de ficar se prendendo pra rolar so depois do casamento é demais, as vezes pode ate deixar a pessoa louca. Vai que vc fica esperando o casamento, rola e vc tem vontade de ter novas experiencias? Vai ser a mesma coisa de ter rolado antes. O lance é fazer na hora certa e principalmente com o cara meio certo, por que com o REALMENTE certo a gente nunca vai achar ne! ASUHAUSHAS
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Thassiane , kkkkkkkk !! tudo acontece com a pessoa certa :)

    ResponderExcluir
  6. Achei super interessante o texto. Mais esse negocio de virgindade vai de cada um, cada um faz sua escolha, so acho que hj em dia pela pressão que muitas meninas e meninos sofrem pelos amgs pelo fato de ser virgem afeta mt, acaba assim as pessoas perdendo com qual quer um de uma maneira que depois possa rolar um certo arrependimento.
    Acho que tem que ser tudo ao seu tempo.
    Eu mesmo nao sou mais virgem me arrependi de ter perdido com meu primeiro namorado, hj vivo minha vida sexual ativa, com minha parceiraa sem medo, acho que cada um tem que se decidir sem sofrer pressão dos outros.
    Virgindade vai de cada um, cada faz a hora que acha certo e nao vejo problemas em quem quer se casar virgim acho digno quem se guarda, apesar de concordar com a opnão acima, as vezes vc perde com uma pessoa que nao vai te dar tanto prazer como vc esperevaa.
    Mais é isso ai fazer sexo e bom apartir do momento que é seguro e de maneira corretaa. ;)

    ResponderExcluir
  7. put's esse lance de virgindade ...a maioria dos meninos pelo menos na minha cidade só querem um relacionamento sério com meninas virgens...
    bom o blog é massa amei =D

    ResponderExcluir
  8. é importante mesmoo.. sempre se previnir!

    ResponderExcluir
  9. sexoo e uma necessidade fisiologica... segundo Maslow!

    KKKKKK sexo e vida!

    ResponderExcluir
  10. Acho que sexo deve ser feito na hora certa e com a pessoa certa, tem que se prevenir também galera!!

    ResponderExcluir